REDE ALERTA CRISTÃO: 2013-07-14

TV UNÇÃO E VIDA - PARCEIRA REDE ALERTA CRISTÃO

Pastor pede que Dilma respeite os evangélicos: “Não somos gado”

Geremias do Couto criticou falta de propósito em reunião de cantoras com a presidente
A polêmica sobre a participação de 16 cantoras e pastoras numa reunião de oração com a presidente continua.  Geremias do Couto também comentou o assunto em seu blog. Num post intitulado “Não somos gado, Dilma Rousseff”. Além de ser pastor pela Assembleia de Deus também é, escritor, jornalista e conferencista. O tom de seu texto é pastoral, sem ignorar as questões politicas envolvidas no culto de oração realizado no Palácio do Planalto.
O pastor lembra que Dilma tem aberto seu gabinete para ouvir diversos grupos numa clara tentativa de minimizar os protestos que tomaram as ruas do país pedindo mais transparência por parte do governo.
O ponto de discórdia, segundo ele, é quando uma pessoa ou grupo de pessoas passa a ser identificado como “representante dos evangélicos”. Afinal “não temos nenhuma voz institucional com procuração para falar em nosso nome. Cada grupo fala, no máximo, representando o próprio grupo. Somos diversificados e as nossas lideranças não são ainda capazes de estar unidas em questões dessa monta”, argumenta.
A expectativa de Geremias, como certamente a da maioria dos lideres evangélicos, é que se aproveitasse a oportunidade para o que chamou de “exercício da voz profética”. Ou seja, segundo as informações da imprensa, o que ocorreu lá foram músicas, orações e palavras de apoio à Dilma. Segundo se sabe, não havia uma agenda, foi meramente uma visita amigável.
Na mesma linha de Silas Malafaia, concordou que se aproveitasse a oportunidade para a oração, mas Geremias parece se identificar mais com Marco Feliciano, pois classificou como “negligência” o fato de as cantoras e pastoras não quiseram “discutir uma pauta definida que contemple os anseios da população e confronte os erros do governante com suas medidas injustas, opressivas e destruidoras dos valores que sustentam a sociedade”.
Por isso, classificou o evento como “uma estratégia eleitoral para engabelar os cristãos”, mas o pastor não acredita que a presidente deve olhar para os evangélicos como “mero curral eleitoral”, mas sim como “voz profética que tem muito a oferecer para a construção de um país mais justo e mais próspero”.
Ele lamentou a oportunidade perdida e lembrou que no passado muitos evangélicos que eram homens públicos fizeram grande diferença na sociedade em seu tempo, como Abraham Kuyper (primeiro-ministro holandês), William Wilberforce (político que conseguiu proibir a escravidão no Reino Unido) e, no Brasil, o caso de Guaracy Silveira.
A frustração do pastor Geremias, exposta em suas palavras, parece ser a mesma de muitos pastores que mostraram sobretudo nas redes sociais que gostariam que algo de concreto tivesse saído dessa reunião e não apenas uma sucessão de afagos mútuos entre lideres políticos e lideres religiosos.
Fonte : Rede Alerta Cristão via GP

Pastor cria aplicativo contra a pornografia

Muitas igrejas estão empenhadas no combate à pornografia que está cada vez mais próxima de adultos e crianças.
O pastor Jay Dennis, da Primeira Igreja Batista de Mall, na Flórida (EUA), resolveu criar um aplicativo para ajudar homens que sejam viciados em pornografia. A ideia é que os interessados em deixar esse vício escrevam seus nomes em um mural de compromissos do app “Join 1 Million Men”. Ao se inscreverem, esses homens passam a ter acesso a vídeos explicativos, eventos e convenções sobre o tema e muitos outros recursos que o farão livres da pornografia.
A Igreja Batista de Mall tem mais de 9 mil membros, destes 2 mil já fazem parte da campanha e prometeram nunca mais procurar materiais pornográficos.
Dennis sabe que há muitos homens convertidos que são viciados em pornografia e por isso recebe bem as críticas que recebe de outros líderes evangélicos que não aceitam abordar o tema dentro da igreja. “Há muitos pastores sofrendo com isso pessoalmente”, diz ele.
O site da campanha “Join 1 Million Men” mostra o versículo de 1 Coríntios 5:2 e afirma que “o maior problema foi que a igreja não tomou nenhuma ação para corrigir a imoralidade”.
“A arrogância cega o coração e a mente e impede a pessoa de ver sua condição espiritual ou a condição espiritual de seu irmão ou irmã. A marca da espiritualidade dos coríntios produz insensibilidade ao pecado. A insensibilidade ao pecado reduz as consequências do pecado sexual nas mentes daqueles que tem a vida no espírito”, diz trecho do texto no site.
As igrejas americanas possuem diversos projetos para ajudar as pessoas, cristãs ou não, a deixarem o vício. Além da Primeira Igreja Batista de Mall, outros ministérios estão se empenhando para mostrar que a pornografia faz mal para os relacionamentos e até mesmo para a vida espiritual.
No site da campanha do pastor Josh McDowell, “Just 1 Click Away”, encontramos um vídeo que mostra a pornografia presente na vida de adultos e crianças e fala que é possível se desvencilhar da prática. 
Com informações The Christian Post

Pesquisa mostra que o mundo está cada vez mais religioso

Enquanto a Europa perde fiéis, a Ásia, África e América Latina estão cada vez mais religiosas
Um estudo realizado pelo Center for the Study of Global Christianity de South Hamilton, nos Estados Unidos, publicou um relatório no final do mês de junho mostrando o crescimento do cristianismo no mundo através de dados entre os anos de 1970 a 2010 e fazendo uma previsão para 2020.
A pesquisa recebeu o nome de “Cristandade em seu contexto global, 1970-2010″ e mostra que apesar da diminuição da religiosidade na Europa, houve um crescimento significativo de cristãos na África e na Ásia e na América Latina a quantidade de cristãos se manteve estável.
Há várias explicações para o crescimento do cristianismo na Ásia, a começar pela perda de credibilidade do comunismo e o avanço da religião na China, onde mesmo diante da perseguição, não é possível conter a conversão de novos fiéis.
A pesquisa do Centro de Estudos sobre as Novas Religiões (CESNUR) realizado entre os dias 21 e 24 de junho também aponta um fator demográfico que explicaria esse crescimento de pessoas religiosas na Ásia: as pessoas religiosas têm mais filhos.
Outro dado divulgado na pesquisa é que assim como o cristianismo, o islamismo também tem crescido e juntas essas duas religiões representam 48% da população mundial. A previsão é que em 2020 elas alcancem 57,2% do mundo.
Para a África a expectativa é que daqui a sete anos 50% da população se declare cristã, tornando o cristianismo a maioria absoluta no continente. A estimativa está baseada no dado de que o número de cristãos cresce em dobro em relação ao crescimento da população em geral. Quando a pesquisa cita cristianismo está somando católicos e protestantes.
As previsões para a Europa estão relacionadas ao aumento do número de pessoas sem religião, que em 2020 pode chegar a dois terços da população. Essa quantidade porém não representa a realidade da Itália, o único país que continua com 80% de sua população se declarando cristã.
As previsões são otimistas para o cristianismo, em 2020 a expectativa é que haja 2,2 bilhões de cristãos e desses, 25% (700 milhões) serão pentecostais e carismáticos. 
Com informações Aleteia
Rádio Unção e Vida Web FM Brasil

Pastor Abner Ferreira critica manifestações violentas no Rio

Líder assembleiano classificou como “uma noite de baderna criminosa" vandalismo no Leblon
A manifestação que terminou em confronto na noite desta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro, provocou a indignação do líder da igreja Assembleia de Deus no bairro Madureira. O quebra-quebra e o conflito com policiais militares nas proximidades do apartamento do governador Sérgio Cabral, no Leblon, zona sul da cidade, deixaram muitas lojas e agências bancárias depredadas por vândalos.
O pastor Abner Ferreira classificou como “uma noite de baderna criminosa” e lamentou pelo vandalismo que provocou muitos danos também ao patrimônio público.
“Esses vândalos estão destruindo a reputação turística do Rio de Janeiro. Muito Triste. O exercício da cidadania pressupõe respeito às instituições. Bandidos escondendo o rosto estão a serviço da politicalha criminosa”, disse o pastor.
Moradores do Leblon ficaram revoltados com a baderna e a violência. Em uma loja de roupas, os funcionários madrugaram, mas havia pouco a ser feito, já que os vândalos levaram tudo. Pelo menos cinco agências bancárias, bancas de jornal, pontos de ônibus, vitrines e alguns painéis elétricos foram destruídos durante a confusão. A Companhia de Limpeza Urbana do Rio contabilizou quase 100 lixeiras destruídas.
“De nada adianta essas badernas criminosas, se, na hora do voto, não refletir na escolha do governante. Vergonha. Por que estes vândalos não fazem seu protesto na rua onde moram? Aterrorizar um bairro inteiro, moradores, crianças, idoso. Repugnante”, afirmou Abner.
O líder evangélico fez um desabafo. “Como morador do Rio de Janeiro, não concordo com esta formar violenta de protesto. Violência gera violência. Abismo chama abismo”, concluiu.
por David de Gregório Neto 
Rádio Unção e Vida Web FM Brasil

Marcelo Rezende diz ao vivo na Record que religião é um atraso

O apresentador comentava o caso de uma criança recém-nascida que foi dada como morta e voltou a viver.
Durante o comentário de uma reportagem, o apresentador Marcelo Rezende criticou as instituições religiosas e disse que a religião é um atraso.
A matéria falava sobre o caso da garota Yasmin que teve sua morte decretada assim que nasceu e antes de ser levada para a funerária, voltou a viver.
Enquanto narrava o que havia acontecido o jornalista disse: “Eu não gosto de religião. Para mim, religião é um atraso. Eu acredito em Deus”. Rezende disse que as religiões geraram guerras e intrigas entre os homens.
A família de Yasmin ficou com a angustia de ter que enterrar a recém-nascida por três horas, pois quando a funerária chegou no hospital para pegar o corpo, os pés da bebê começaram a mexer. “Aquele pezinho mexia porque Deus mandou mexer”, disse o jornalista.
A enfermeira que participou da reanimação atestou que o coração funcionava, mas a criança não conseguia respirar. Os médicos decretaram a morte de Yasmin e o corpo foi levado para uma capela dentro do hospital onde a família realizou orações.
“É impressionante ou não é?”, disse Rezende que tentou falar com os pais de Yasmin que continua na UTI. Para ele houve erro médico ao constatar a morte da criança.

O comentarista do programa, Percival de Souza, acredita que tenha sido um milagre e afirma: “Eu sei, humildemente, que o que é impossível para os homens é possível para Deus”.
Assista



Fonte : R7

Ateus farão “desbatismo” para protestar contra visita do Papa

Ato visa mostrar repúdio contra gastos de dinheiro públicos para a vinda do Pontífice
Enquanto milhões de brasileiros comemoram a vinda do Papa Francisco ao Brasil este mês, um grupo está especialmente descontente. A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) anunciou que fará uma cerimônia de “desbatismo” simultaneamente em pelo menos duas cidades brasileiras.
O tom do protesto é contra a “imposição religiosa” e o uso de recursos públicos na Jornada Mundial da Juventude. Prevendo problemas, o grupo diz que já encaminhou um pedido de habeas corpus preventivo, assim impediria a interferência do Exército na manifestação.
A estranha cerimônia inclui o uso de secadores de cabelo que simbolizam “os ventos do secularismo” que secariam simbolicamente as águas do batismo um dia derramados sobre eles. A ATEA comunica que: “Vamos liberar para os interessados um folheto com uma certidão e cada um que quiser se desbatizar poderá combinar em sua cidade, meio que no estilo flash mob”.
Seu presidente, Daniel Sottomaior, comemora os cerca de 260 mil seguidores da página no Facebooke diz que tem recebido apoios pela rede social. Explica que o batismo é uma maneira de se impor uma crença rejeitada por eles na vida adulta. Condena ainda “um Estado em favor de um credo em particular, como das instalações (religiosas) nas repartições públicas, na moeda (onde consta a frase Deus seja louvado) e pelo descaso com o dinheiro público”, afirma.
Ele enfatiza: “O Brasil é um País de católicos, mas são pessoas que se dizem não praticantes, religião tem que ter prática. A gente quer aproveitar a pessoa que se diz católica, mas que faz sexo antes do casamento, que usa pílula (anticoncepcional) que é a favor do aborto e assim por diante… porque hoje, a igreja não tem meios para que a pessoa possa se desligar”.
A Atea questiona os gastos de milhões de reais investidos para o evento que saíram do bolso de brasileiros que não são católicas. “Por que é que o Vaticano não enviou o papamóvel com recursos próprios, ao invés de a FAB ir buscá-lo, ao custo de centenas de milhares de reais?”, questiona.
O evento chamado de desbatismo deve ocorrer durante a estada do papa e serão postadas fotos em tempo real, mostrando como as cerimônias devem ocorrer em várias cidades ao mesmo tempo. Inicialmente seria apenas no Rio e em São Paulo, destino do papa, mas surgiram muitos interessados de outras cidades querendo fazer o mesmo.
A Jornada Mundial da Juventude ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. A primeira visita do papa ao país vai custar R$118 milhões aos cofres públicos segundo noticiou o jornal “O Globo”.
Esse dinheiro virá do governo federal, municipal e estadual. O Federal gastará R$62 milhões, quase metade desse valor será apenas para ações de segurança. O governo estadual gastará R$28 milhões e o municipal também desembolsará R$28 milhões para receber o pontífice. 
Com informações Terra.

Funkeiro Naldo revela que quer ser pastor evangélico

Conhecido por suas canções sensuais e suas performances sexy sobre o palco, o funkeiro Naldo surpreendeu ao dizer que tem vontade de se tornar um pastor evangélico.
 
Filho de religiosos da igreja Assembleia de Deus, o cantor não descarta se dedicar à fé no futuro. 
 
“Se amanhã eu não quiser mais cantar e for me dedicar à igreja, como meu pai, minha mãe, minha irmã e meu cunhado, pode ser que aconteça. Tenho muita vontade de ser pastor. O dom da palavra é um lance que necessita de estudo”, afirmou ao jornal Extra.
 
Naldo também contou que escreve canções de cunho espiritual. “Compor dentro dessa temática me faz muito bem. Não puxo para o lado da religião, porque cada um tem a sua, mas é sempre bom valorizar a família. Música é algo mágico.”
 
Ao ser questionado se sua performance sensual durante as apresentações desagrada a família evangélica, o artista garantiu: “Sou sexual por natureza, é meu jeito de ser. [...] Fora a minha mãe, que pediu pra eu mudar um pouquinho alguns versos [‘gozar’ por ‘pirar’ no hit ‘Exagerado’, por exemplo’], eles não me recriminam, não. Sabem que é o meu trabalho, que estou conseguindo o meu sustento com o suor do meu rosto. Isso é bíblico, isso é de Deus. Minha crença é o Evangelho”.
 
FonteD24AM
 
Rádio Unção e Vida Web FM Brasil

Roddes Valadão sofre acidente em SP e precisa de doação de sangue

O cantor fraturou as pernas, a bacia e teve o intestino deslocado
O cantor Roddes Valadão está internado em estado grave no Centro Hospitalar de Santo André, em São Paulo, precisando de doação de sangue.
O ex-apresentador do extinto programa Super Sônika da Rede Super sofreu um acidente na noite da última sexta-feira (12) quando estava dirigindo seu carro em direção ao trabalho.
Testemunhas relatam que o carro do cantor foi fechado por um ônibus na Avenida Preste Mais em frente à Fundação Santo André. Com a batida, Roddes sofreu fratura nas pernas, fratura exposta na bacia e descolamento do intestino precisando passar por uma cirurgia de urgência.
A família do cantor foi chamada e a esposa de Roddes, Roberta Valadão, grávida de oito meses, passou a noite acompanhando-o no hospital. Os pais de Roddes estavam em Assunção, no Paraguai, e chegaram em São Paulo na noite deste sábado.
A Igreja Plenitude Cristã de Santo André, da qual o cantor faz parte, está contando com a oração de todos os irmãos em Cristo e também promovendo a campanha de doação de sangue pelas redes sociais.
Interessados em doar podem comparecer de segunda a sábado, das 8h às 13h, no Centro Hospital de Santo André, que fica na Avenida João Ramalho, 326, no Centro de Santo André, no ABC Paulista.
Fonte : Gospel Prime
Rádio Unção e Vida Web FM Brasil

Cassiane emociona telespectadores no Programa do Ratinho

Participação da cantora no programa do SBT foi um dos assuntos mais comentados do Twitter.
Carlos Roberto Massa, o Ratinho, abriu as portas do seu programa no SBT para receber cantores evangélicos. Depois de Thalles Roberto, que é considerado o melhor cantor gospel da atualidade, foi a vez da “melhor cantora”, como descreveu o apresentador ao anunciar a entrada de Cassianeno palco do “Programa do Ratinho”.
Desde 1990 nas televisões brasileiras Ratinho nunca escondeu sua simpatia pelos evangélicos e já recebeu diversas autoridades eclesiásticas para discutir temas e apresentar os projetos da igreja.
Nesta segunda-feira (15) o programa estava entre os mais comentados nas redes sociais e a hashtag “#CassianeNoRatinho” chegou a ocupar o segundo lugar nos “trends” do Twitter, perdendo apenas para “#FindNewsRoads”.
Cassiane cantou a música “Com muito louvor”, que foi o décimo primeiro álbum de estúdio da cantora lançado em 1999 e vendeu mais de 2.5 milhões de cópias. Cassiane recebeu da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) um disco de platina duplo pela venda de 400 mil cópias no Brasil.
Toda a plateia e até mesmo convidados acompanharam a música aos prantos. O apresentador ficou impressionado e comentou: “Estão todos cantando, todo mundo conhece a música”.
No final a cantora comentou o sucesso através do Twitter. “Como agradecer a todos vocês? Só orando! Deus abençoe e recompense poderosamente! Tô muito feliz (sic)”, escreveu.


Fonte : Gospel Prime
Rádio Unção e Vida Web FM Brasil

Apóstolo monta consultoria para quem “sonha ter sua própria igreja

“Nem todos têm a bagagem espiritual necessária”, garante Gilson Henriques.
O currículo de Gilson Henriques. Ex-pastor da Assembleia de Deus, hoje se denomina apóstolo; Além de ser formado em Engenheira Mecânica, é pós-graduado em Segurança do Trabalho. Possui ainda bacharelado em Teologia e Apologética Cristã, é diretor da Jetro Produções, do Centro Teológico Martin Luther King e do Portal Terra de Profetas. Além disso, é o líder e presidente da Casa Apostólica Tabernáculo de Profetas, igreja fundada por ele.
Henriques chamou atenção da imprensa nacional nas últimas semanas por ter montado a Quantic, uma empresa de “consultoria eclesiástica”. Entre os serviços oferecidos estão consultoria nas áreas financeira, jurídica, de marketing e publicidade, de engenharia e de tecnologia da informação. Sem esquecer dos cursos, eventos e palestras ministradas por ele ou dos profissionais ligados à Quantic, incluindo advogados, engenheiros, contadores, administradores, economistas, pastores e psicólogos.
Destaque num episódio do programa “O Infiltrado”, do canal a cabo History Channel, o apóstolo também deu uma entrevista para a revista Veja.
Embora não revele quanto cobra, afirma receber cerca de 30 pedidos de consultoria por mês, mas atende apenas quatro, em média. O motivo? “Nem todos têm a bagagem espiritual necessária”, garante. É fácil entender. Segundo o apóstolo, já foi procurado por um homem espírita que visitou o Tabernáculo de Profetas, que é liderado por ele. O tal homem viu ali uma “oportunidade de negócios”.
“Temos 25 coreógrafos, figurinos como os de Justin Bieber e canhão de luzes. Na hora da oferta, 400 pessoas se levantaram. Os olhos dele ficaram como o do Tio Patinhas. Fez as contas e concluiu que poderia ganhar 500.000 reais por mês”, conta. Quando esse visitante o procurou para fazer uma consultoria, Henriques recusou.
Entre os pedidos que aceita, o apóstolo diz que ajuda a estabelecer a “linha de empreendimento” da nova igreja. Isso inclui a escolha do nome do templo. “Num trabalho que fiz, o nome escolhido era Igreja Evangélica da Paz Total. Eu disse que paz total só existe na morte. Renomeamos para A Paz de Cristo”, lembra.
Uma das dicas que ele revelou na Veja é que uma igreja é mantida pelos fieis. Por isso o santuário precisa ter pelo menos 100 lugares. “Se não, o pastor perderá os cabelos… em um bairro de alto poder aquisitivo as despesas mensais podem chegar a 20.000 reais por mês”, garante.
Entre os projetos do apóstolo para o futuro, ele diz estar procurando um local para construir em São Paulo uma “academia de ginástica cristã”. Qual o diferencial entre tantas opções numa cidade grande? Ele explica: “Os evangélicos poderão ir despreocupados, já que o homem cristão não vai crescer o olho em cima das mulheres cristãs”.
Fonte : Gospel Prime

Maçonaria dentro de Igrejas Evangélicas, Batista e Presbiteriana são as preferidas

Considerada pagã pela maioria dos evangélicos, entidade abriga muitos crentes em suas fileiras


Ela costuma causar nos crentes um misto de espanto e rejeição. Pudera – com origens que se perdem nos séculos e um conjunto de ritos que misturam elementos ocultos, boa dose de mistério e uma espécie de panaceia religiosa que faz da figura de Deus um mero arquiteto do universo, a maçonaria é normalmente repudiada pelos evangélicos.

Contudo, é impossível negar que a história maçônica caminha de mãos dadas com a do protestantismo. Os redatores do primeiro estatuto da entidade foram o pastor presbiteriano James Anderson, em Londres, na Inglaterra, em 1723, e Jean Desaguliers, um cristão francês.

Devido às suas crenças, eles naturalmente introduziram princípios religiosos na nova organização, principalmente devido ao fim a que ela se destinava: a filantropia. O movimento rapidamente encontrou espaço para crescer em nações de tradição protestante, como o Reino Unido e a Alemanha, e mais tarde nos Estados Unidos, com a colonização britânica. Essa relação, contudo, jamais foi escancarada. Muito pelo contrário – para a maior parte dos evangélicos, a maçonaria é vista como uma entidade esotérica, idólatra e carregada de simbologias pagãs.

Isso tem mudado nos últimos tempos. Devido a um movimento de abertura que atinge a maçonaria em todo o mundo, a instituição tem se tornado mais conhecida e perde, pouco a pouco, seu aspecto enigmático. Não-iniciados podem participar de suas reuniões e cada vez mais membros da irmandade assumem a filiação, deixando para trás antigos temores – nunca suficientemente comprovados, diga-se – que garantiam que os desertores pagavam a ousadia com a vida. A abertura traz à tona a uma antiga discussão: afinal, pode um crente ser maçom? Na intenção de manter fidelidade à irmandade que abraçaram, missionários, diáconos e até pastores ligados à maçonaria normalmente optam pelo silêncio. Só que crentes maçons estão fazendo questão de dar as caras, o que tem provocado rebuliço.

A Primeira Igreja Batista de Niterói, uma das mais antigas do Estado do Rio de Janeiro, vive uma crise interna por conta da presença de maçons em sua liderança. A congregação já estuda até uma mudança em seus estatutos, proibindo que membros da sociedade ocupem qualquer cargo eclesiástico.

Procurada por CRISTIANISMO HOJE, a Direção da congregação preferiu não comentar o assunto, alegando questões internas. Contudo, vários dos oficiais da igreja são maçons há décadas: “Sou diácono desta igreja há 28 anos e maçom há mais de trinta. Não vejo nenhuma contradição nisso”, diz o policial rodoviário aposentado Adilair Lopes da Silveira, de 58 anos, mestre da Loja Maçônica Silva Jardim, no município de mesmo nome, a 180 quilômetros da capital fluminense.

Adilair afirma que há maçons nas igrejas evangélicas de todo Brasil, dezenas deles entre os membros de sua própria congregação e dezesseis entre os 54 membros da loja que frequenta: “Por tradição, a maioria deles é ligada às igrejas Batista ou Presbiteriana. Essas são as duas denominações em que há mais a presença histórica maçônica”, informa.

Um dos poucos crentes maçons que se dispuseram a ser identificados entre os 17 procurados pela reportagem, o ex-policial acredita que a sociedade em geral, e os religiosos em particular, nada têm a perder se deixarem “imagens distorcidas” acerca da instituição de lado. “Há preconceito por que há desconhecimento. Alguns maçons, que queriam criar uma aura de ocultismo sobre eles no passado, acabaram forjando essa coisa de mistério”, avalia. “Já ouvi até histórias de que lidamos com bodes ou imagens de animais.

Isso não acontece”, garante. Segundo Adilair, o único mistério que existe de fato diz respeito a determinados toques de mão, palavras e sinais com os quais os maçons se identificam entre si – mas, segundo ele, tudo não passa de zelo pelas ricas tradições do movimento, que, segundo determinadas correntes maçônicas, remontam aos tempos do rei hebreu, Salomão. E, também, para relembrar tempos difíceis. “São práticas que remontam ao passado, já que nós, maçons, fomos muito perseguidos ao longo da história”.

Adilair adianta que não aceitaria uma mudança nos estatutos da igreja para banir maçons da sua liderança. Tanto, que ele e seus colegas de diaconato que pertencem ao grupo preparam-se para, se for o caso, ingressar na Justiça, o que poderia desencadear uma disputa que tende a expor as duas partes em demanda. Eles decidiram encaminhar uma cópia da proposta do regimento ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Zveiter. “Haverá uma enxurrada de ações na Justiça se isso for adiante, não tenho dúvidas”, afirma o diácono. A polêmica em torno da adesão de evangélicos à maçonaria já provocou até racha numa das maiores denominações do país, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), no início do século passado (ver abaixo).

O pastor presbiteriano Wilson Ferreira de Souza Neto, de 43 anos, revela que já fez várias entrevistas com o intuito de ser aceito numa loja maçônica do município de Santo André, região metropolitana de São Paulo. O processo está em andamento e ele apenas aguarda reunir recursos para custear a taxa de adesão, importância que é usada na manutenção da loja e nas obras de filantropia: “Ainda não pude disponibilizar uma verba para a cerimônia de iniciação, que pode variar de R$ 1 mil a cinco mil reais e para a mensalidade. No meu caso, o que ainda impede o ingresso na maçonaria é uma questão financeira, e não ideológica” diz Wilson, que é mestre em ciências da religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e estuda o tema há mais de uma década


“Pessoas próximas sabem que sou maçom e isso inclui vários membros de minha igreja”, continua o religioso. “Alguns já me questionaram sobre isso, mas após várias conversas nas quais eu os esclareci, tudo foi resolvido”. Na mesma linha vai outro colega de ministério que prefere não revelar o nome e que está na maçonaria há sete anos. “Tenho 26 anos de igreja, seis de pastorado e posso garantir que não há nenhuma incompatibilidade de ser maçom e professar a fé salvadora em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador”, afirma. Ele ocupa o posto de mestre em processo dos graus filosóficos e diz que foi indicado por um pastor amigo. “Só se pode entrar na maçonaria por indicação e, não raro, os pastores se indicam”. Para o pastor, boa parte da intolerância dos crentes em relação à maçonaria provém de informações equivocadas transmitidas por quem não conhece suficientemente o grupo.

“SEM CAÇA ÀS BRUXAS”

Procurados com insistência pela reportagem, os pastores Roberto Brasileiro e Ludgero Bonilha, respectivamente presidente e secretário-geral do Supremo Concílio da IPB, não retornaram os pedidos de entrevista para falar do envolvimento de pastores da denominação com a maçonaria. Mas o pastor e jornalista André Mello, atualmente à frente da Igreja Presbiteriana de Copacabana, no Rio, concordou em atender CRISTIANISMO HOJE em seu próprio nome. Segundo ele, o assunto é recorrente no seio da denominação.

“O último Supremo Concílio decidiu que os maçons devem ser orientados, através do Espírito Santo, sem uso de coerção ou força, para que deixem a maçonaria”, conta Mello, referindo-se ao Documento CIV SC-IPB-2006, que trata do assunto. O texto, em determinado trecho, considera a maçonaria como uma religião de fato e diz que a divindade venerada ali, o Grande Arquiteto do Universo, é uma entidade “vaga”, sem identificação com o Deus soberano, triúno e único dos cristãos.

O pastor, que exerce ainda o cargo de secretário de Mocidade do Presbitério do Rio, lembra que, assim como as diferentes confissões evangélicas têm liturgias variadas e suas áreas de conflito, as lojas maçônicas não podem ser vistas em bloco – e, por isso mesmo, defende moderação no trato da questão. “Vejo algum exagero na perseguição aos maçons, pois estamos tratando de um problema de cem anos atrás, deixando de lado outros problemas reais da atualidade, como a maneira correta de lidar com o homossexualismo”.

O pastor diz que há mais presbíteros do que pastores maçons – caso de seu pai, que era diácono e também ligado à associação. “Eu nunca fui maçom, mas descobri coisas curiosas, como por exemplo, o fato de haver líderes maçons de várias igrejas, inclusive daquelas que atacam mais violentamente a maçonaria. “Não acredito que promover caça às bruxas faça bem a nenhum grupo religioso”, encerra o ministro. “Melhor do que aprovar uma declaração contra alguém é procurá-lo, orar por ele, conversar, até ganhar um irmão.”

O presidente do Centro Apologética Cristão de Pesquisa (CACP), pastor João Flávio Martinez, por sua vez, não deixa de fazer sérios questionamentos à presença de evangélicos entre os maçons. “O fato é que, quando falamos em maçonaria, estamos falando de outra religião, que é totalmente diferente do cristianismo. Portanto, é um absurdo sequer admitir que as duas correntes possam andar juntas”. Lembrando que as origens do movimento estão ligadas às crenças misteriosas do passado, Martinez lembra o princípio bíblico de que não se pode seguir a dois senhores. “Estou convencido de que essa entidade contraria elementos básicos do cristianismo. Ela se faz uma religião à medida que adota ritos, símbolos e dogmas, emprestados, muitos deles, do judaísmo e do paganismo”, concorda o pastor batista Irland Pereira de Azevedo.

Aos 76 anos de idade e um dos nomes mais respeitados de denominação no país, Irland estuda o assunto há mais de três décadas e admite que vários pastores de sua geração têm ou já tiveram ligação com a maçonaria. Mas não tem dúvidas acerca de seu caráter espiritual: “Essa instituição contraria os mandamentos divinos ao denominar Deus como grande arquiteto, e não como Criador, conforme as Escrituras”. Embora considere a maçonaria uma entidade séria e com excelentes serviços prestados ao ser humano ao longo da história, ele a desqualifica do ponto de vista teológico e bíblico. “No meu ponto de vista, ela não deve merecer a lealdade de um verdadeiro cristão evangélico. Entendo que em Jesus Cristo e em sua Igreja tenho tudo de que preciso como pessoa: uma doutrina sólida, uma família solidária e razão para viver e servir. Não sou maçom porque minha lealdade a Jesus Cristo e sua igreja é indivisível, exclusiva e inegociável.”


Ligações perigosas

Crentes reunidos à porta de templo da IPI nos anos 1930: denominação surgiu por dissidência em relação à maçonaria.


As relações entre algumas denominações históricas e a maçonaria no Brasil são antigas. Os primeiros missionários americanos que chegaram ao país se estabeleceram em Santa Bárbara (SP), em 1871. Três anos depois, parte desses pioneiros, entre eles o pastor Robert Porter Thomas, fundou também a Loja Maçônica George Washington naquela cidade. O espaço abrigou, em 1880, a reunião de avaliação para aprovação ao ministério de Antônio Teixeira de Albuquerque, o primeiro pastor batista brasileiro. Tanto ele quanto o pastor que o consagrou eram maçons.

Quando o missionário americano Ashbel Green Simonton (1833-1867) chegou ao Brasil, em 12 de agosto de 1859, encontrou, na então província de São Paulo, cerca de 700 alemães protestantes. Sem ter onde reuni-los, Simonton – que mais tarde lançaria as bases da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) – aceitou a oferta de maçons locais que insistiram para que ele usasse sua loja, gratuitamente, para os trabalhos religiosos. A denominação, que abrigava diversos maçons, sofreu uma cisão em 31 de julho de 1903. Um grupo de sete pastores e 11 presbíteros entrou em conflito com o Sínodo da IPB porque a denominação não se opunha a que seus membros e ministros fossem maçons. Foi então fundada a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI).

Ultimamente, a IPB vem reiteradamente confirmando a decisão de impedir que maçons exerçam não só o pastorado, como também cargos eclesiásticos como presbíteros e diáconos. As últimas resoluções do Supremo Concílio sobre o assunto mostram o quanto a maçonaria incomoda a denominação. Na última reunião, ficou estabelecida a incompatibilidade entre algumas doutrinas maçons e a fé cristã. Ficou proibida a aceitação como membros à comunhão da igreja de pessoas oriundas da maçonaria “sem que antes renunciem à confraria” e a eleição, ao oficialato, de candidatos ainda ligados àquela entidade.

Marcelo Barros
Fonte: Cristianismo Hoje

Evangelismo em Parintins (AM) alcança 300 almas para Jesus

O projeto missionário acontece desde 1998 e reúne voluntários de diversas partes do Brasil
A Primeira Igreja Batista de Parintins (AM) realizou uma campanha evangelística junto aos turistas que viajam para a cidade durante o Festival Folclórico de Parintins que acontece anualmente no mês de junho.
O nome do projeto de evangelismo é “Jesus Água da Vida” e é realizado desde 1998. Os voluntários da igreja saem distribuindo garrafas de água mineral e falando do amor de Deus para os parintinenses e visitantes.
A proposta é entregar a garrafa de água e conversar com a pessoa falando sobre o plano da salvação. Se o ouvinte aceitar entregar sua vida à Cristo, o voluntário preenche uma ficha com os dados para uma futura visita.
Este ano mais de 70 voluntários vindos de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e outras participaram do projeto e no final, mais de 300 pessoas decidiram aceitar Jesus como único salvador.
O pastor Jônatas Lira, responsável pela equipe de São Paulo, participou como voluntário em outras edições do projeto e percebeu que hoje as pessoas estão mais abertas para receber a Palavra. “Nos primeiros anos em que participei, as pessoas mal paravam, éramos ignorados. Hoje já se tornou num ponto de encontro, um ponto de oração. As pessoas estão mais receptivas à Palavra”, disse.
A PIB de Parintins precisou investir na compra do material que foi distribuído. De acordo com o pastor Davi Galúcio, vice-presidente da igreja, mais de 10.000 garrafas de água mineral foram distribuídas pelos voluntários que também entregaram 8.000 folhetos e aproximadamente 15.000 pulseiras.
Fonte : Gospel Prime

Francisco deve enfrentar a “nova juventude católica” durante JMJ

Além de espiritualidade, jovens fieis querem acabar com a pobreza e discutir tabus.
A Jornada Mundial da Juventude será no Rio de Janeiro entre 22 e 29 de junho. Ela marca o primeiro compromisso do papa Francisco fora da Itália. Ele deverá ainda fazer uma visita a cidade de Aparecida, em São Paulo.
Outrora o país com o maior numero de católicos do mundo, não há dúvida que a visita do papa encontrará um grupo de fiéis com perfil bem diferente do que encontraram outros pontífices.
Segundo a matéria de capa da revista IstoÉ dessa semana, depois de um longo período de preponderância da experiência religiosa individual, os jovens católicos optaram pelo engajamento social. Assim como a grande maioria dos brasileiros, eles esperam transformações profundas nas áreas de saúde e educação, além de defenderem um maior respeito às diferenças, a diminuição da violência e uma economia mais solidária.
Isso não deverá ser uma surpresa para quem foi cardeal na vizinha Argentina e conhece bem as dificuldades enfrentadas pelos latino-americanos. Mesmo assim, Jorge Mario Bergoglio recebeu das mãos de autoridades católicas do Brasil uma edição especial da revista “Jovens Conectados”. Eles foram a Roma para que Francisco se inteirasse do funcionamento da maioria das cerca de 60 comunidades de evangelização da juventude de expressão nacional.
Segundo a IstoÉ, a cúpula da Igreja brasileira inclusive modificou trechos dos discursos de Francisco para a Jornada evento no Brasil, onde ele deve dialogar e apontar caminhos para a juventude procurando conciliar os ensinamentos da palavra de Deus não apenas para cuidar da espiritualidade, mas para “ajudar a mudar o mundo”.
O paulista Leonardo Cavalcante, 23 anos, mostra bem como vive e pensa a “nova juventude católica do país”. Depois de ter frequentando por muito tempo grupos de oração da Renovação Carismática e participado de missas com teor mais festivo, agora está envolvido com a pastoral universitária e atua como colaborador voluntário no setor universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ele afirma querer participar da luta “por uma sociedade mais justa e igualitária”.
“A juventude quer colocar mais a mão na massa, mostrar que pode transformar o mundo”, afirma Cavalcante. Assim como ele, outras centenas de católicos que desejam transformar a sociedade estão ligados à Pastoral da Juventude e às Comunidades Eclesiais de Base. As CEBs, como são chamadas foram muito importantes entre os anos 1960 e 1980, mas perderam força nos dos últimos pontificados (Joao Paulo II e Bento 16). Hoje existem cerca de 107 mil CEBs no Brasil.
Os irmãos paulistanos Pedro Romero (16) e Taynah Romero (20), encarnam esse engajamento da nova geração. A mãe deles participava de uma CEB quando jovem.   “Fomos às manifestações do Movimento Passe Livre (MPL) e apresentamos uma de nossas bandeiras – a rejeição aos projetos de redução da maioridade penal… Vamos além da espiritualidade”, defendem os Romero.
O novo papa é jesuíta e sempre teve um forte discurso social. Certamente deve ter ficado feliz ao ler a pesquisa “Religião e Sociedade”, feita com brasileiros entre 15 e 24 anos religiosamente ativos.  A pesquisa de 2001 revela que 65,9% dos católicos  do país, se pudessem, acabariam com a miséria e a pobreza no país.
Mas entres as preocupações de Francisco está o fato de que, segundo o IBGE, a população católica entre 15 e 29 anos diminuiu 7,1%  entre 2000 e 2010. Além disso, Francisco encontrará outros tipos de ativismo em sua passagem pelo Brasil.
Rodolfo Viana, 28 anos, natural do Rio de Janeiro, é membro do Diversidade Católica, um grupo de gays católicos. Ele participava do movimento da Renovação Carismática, até ser expulso quando um dos seus coordenadores soube que Viana tinha um namorado.
“Como não conseguia ser ex-gay, me tornei ex-católico”, conta. Através do  Diversidade Católica ele retornou à igreja. “Hoje, não sou mais vítima da Igreja, que faz parte da minha cultura e formação moral. Bater o pé e não sair do banco do catolicismo é fazer política. Do contrário, estaria me amputando”, explica Viana. Nas reuniões quinzenais do grupo, que conta com a colaboração de padres e teólogos, procura-se “conciliar as identidades religiosa e sexual, numa demonstração de que tabus, como a homossexualidade, agora encontram espaço para discussão entre os fiéis”.
O Diversidade está promovendo um evento paralelo à Jornada Mundial da Juventude, onde  jovens católicos homossexuais irão debater como podem viver sua identidade religiosa e sexual. Eles dizem ter expectativa que Bergoglio expresse suas opinião sobre assuntos doutrinários, como ordenação feminina, segundo casamento e, principalmente, sexo.  Mas os estudiosos  não acreditam que ele o fará. Afinal, Desde o Concílio de Trento, no século XV, a Igreja não muda o discurso sobre a sexualidade.
Fonte : Gospel Prime 

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