REDE ALERTA CRISTÃO: Vinho tinto pode ajudar no controle da saúde dos ossos e músculos

TV UNÇÃO E VIDA - PARCEIRA REDE ALERTA CRISTÃO

Vinho tinto pode ajudar no controle da saúde dos ossos e músculos

A pesquisa feita por Iman Monken – da Universidade de Strausbourg, França –, e sua equipe, foi realizada com modelos animais e simulou condições encontradas por astronautas em gravidade zero, que normalmente ficam longos períodos sem se exercitar e, consequentemente, menos resistente à insulina – o que leva ao ganho de peso e descontrole alimentar –, atrofia muscular e perda de densidade óssea – por conta da falta de gravidade. 

Entretanto, esses mesmos sintomas são comuns em pessoas sedentárias, por exemplo, o que dá uma dimensão mais ampla para os resultados da pesquisa.

Há diversos dados que comprovam que o corpo humano precisa de atividade física para permanecer saudável. Mas fazer essas atividades pode ser difícil para diversas pessoas, como aquelas com pouco ou nenhum tempo para uma rotina mais saudável – inclusive para os astronautas, por conta do ambiente onde se encontram –, dizem os pesquisadores. “O resveratrol pode não ser um substituto para os exercícios, mas pode diminuir a velocidade dessa deterioração dos ossos, músculos e apetite e ajudar na retomada de uma rotina mais saudável”, aponta Gerald Weissman, editor do periódico da Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental (Faseb, na sigla em inglês).

Nos modelos animais, que passaram por ambientes simulados de falta de gravidade, o grupo que recebeu suplementação de resveratrol mostrou poucas complicações na saúde do organismo. E os resultados se aplicariam também, hipoteticamente, às pessoas sedentárias.

“O resveratrol pode prevenir as condições ligadas à falta de atividade mecânica do corpo agindo como uma imitação dos exercícios físicos no corpo, liberando certas substâncias que protegeriam os ossos, músculos e ajudariam a controlar a sensibilidade à insulina” afirmam os pesquisadores.

REDE ALERTA CRISTÃO
Informações e Créditos a UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog