O instituto Farmanguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), começará a testar em seres humanos um remédio desenvolvido especialmente para tratar a Aids em crianças.
O medicamento desenvolvido pela Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz (Farmanguinhos), é um antirretroviral, que tem como objetivos suprimir a carga viral, restaurar o sistema imune e, assim, retardar a progressão da doença.
Os testes terão início ainda no segundo semestre de 2012, em seis centros de pesquisa em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Se eles tiverem sucesso, o remédio estará disponível no mercado em três anos, de acordo com os cientistas dessa instituição pública.
Em um único comprimido, os pesquisadores conseguiram combinar princípios ativos usados no tratamento da doença –Lamivudina, Zidovudina e Nevirapina– e com doses adequadas para crianças.
Em vez de três, o paciente tomará apenas um comprimido. Além disso, o antirretroviral tem sabor agradável e pode ser dissolvido em água, facilitando a ingestão pelas crianças até 13 anos.
Esse comprimido contém doses adequadas para crianças e foi adoçado com outros componentes com o objetivo de tornar o sabor mais agradável. Com as mudanças, os cientistas esperam melhorar a adesão dos mais jovens ao tratamento.
De 1980 a 2010, cerca de 14 mil casos de aids em menores de 13 anos foram registrados no Brasil. Aproximadamente 4.000 recebem tratamento.
Nessa faixa etária, a transmissão vertical da doença é a mais frequente, de mãe para filho durante a gravidez, parto ou aleitamento.
REDE ALERTA CRISTÃO
Informações e Créditos : O Verbo
Nenhum comentário:
Postar um comentário